StARTegy Journey Approach®

O StARTegy Journey Approach® é uma abordagem dinâmica do processo de direcionamento estratégico por meio de interações periódicas (reuniões quinzenais ou mensais) em que questionamos, discutimos e decidimos sobre questões fundamentalmente pertinentes à agenda dos acionistas e diretoria executiva de maneira inovadora, porém pragmática.

Em um ambiente de negócios em que a Volatilidade – Incerteza – Complexidade – Ambiguidade (VUCA) passam a ser parte do dia-a-dia, o desafio das empresas, de seus conselhos e de gestores está em entender o contexto atual, em estabelecer uma direção futura, em ter consciência das decisões a tomar e em ter agilidade nas ações. Paradoxalmente, em um mundo cada vez mais abundante de informações praticamente instantâneas, vemos a mais crescente dificuldade das empresas em estabelecer sua estratégia futura. Essa dificuldade é potencializada com a utilização das abordagens tradicionais ou clássicas de gestão estratégica que assumem implicitamente a previsibilidade no ambiente de negócios. No entanto, em ambientes caracterizados por ebulição tecnológica, volatilidade financeira e outras fontes de disrupção isso tem pouca utilidade. Em suma, essas abordagens não conseguem responder adequadamente às demandas das empresas em um ambiente altamente dinâmico (novo normal).

Para ajudar as empresas a navegar nesse novo normal, a Dextron criou o StARTegy Journey Approach®. Nessa abordagem, a definição da estratégia da empresa começa por identificarmos e endereçamos as poucas questões importantes, urgentes e relevantes que colaboram para o crescimento e sustentabilidade do negócio. Para tanto, em um processo interativo e reflexivo com nossos consultores sêniores (normalmente sócios) e com a utilização de um conjunto único de frameworks proprietários da Dextron, lado a lado, somos capazes de gerar Actionable Insights (iniciativas práticas e pragmáticas) e de identificar oportunidades criadoras de valor.